Klabin (KLBN11) pontos a serem considerados na análise:
O mercado possui altas barreiras à entrada;
Altos custos de operação.
Atividade altamente verticalizada: da plantação de eucaliptos à gestão de terminais portuários para comercialização dos produtos finais.
Setor dependente de condições climáticas - nesse segmento o Brasil se destaca, apresentando ótimas condições.
Mercado brasileiro com 2 principais players: Klabin e Suzano;
Diversidade de produtos: Tanto a Klabin quanto Suzano possuem uma ampla gama de produtos tanto originados da celulose quanto do papel, incluindo papel para embalagens, papelcartão, papéis especiais, papéis tissue (papel higiênico e toalha), dentre outros.
As atividades das empresas são muito dependentes do mercado externo, principalmente a China;
Cerca de metade da produção destina-se ao mercado externo;
Alta do dólar impacta positivamente o resultado da empresa, assim como alta do preço internacional do papel e celulose;
Os principais concorrentes internacionais da empresa são EUA, China, Finlândia e o Canadá, grandes exportadores desses mesmos produtos.
Se por um lado, pode-se apresentar uma mudança cultural na redução do uso do papel, por outro pode-se apresentar mudança nos usos como o componente energético da celulose.
Resultado ruim o reportado pela Klabin
Receita Líquida
A receita líquida reportada pela empresa foi de R$ 4.4 bi, uma queda de 20% em relação ao 3T22, impactado principalmente pela queda do volume total de vendas, queda no preço líquido da celulose e kraftliner e da valorização do real frente ao dólar no período .
Ao segmentar o peso que cada produto tem na Receita Líquida, temos:
Embalagens: 37%;
Celulose: 30%;
Cartões: 21%;
Conteinerboard: 8%;
Outros: 3%.
Se considerarmos a fatia de mercado da atuação da Klabin, vamos observar que 67% é voltada para o mercado interno e, consequentemente, 33% para o mercado externo.
Custos
Os Custos do Produto Vendido foram de R$ 3.2 bi, um aumento de 2.2% em relação ao 3T22. O indicador ficou estável, em linha com as atividades da empresa.
EBITDA
O EBITDA reportado pela empresa ficou em R$ 1.3 bi, uma queda de 41% no comparativo anual, resultado da redução da receita líquida, devido aos menores volumes vendidos, menores preços em celulose e kraftliner e valorização do real frente ao dólar.
Esse contexto também levou a uma queda de 11 p.p na margem EBITDA, que no 3T23 foi de 33,7% vs 42% do 3T22.
CAPEX
No 2T23, a empresa investiu R$ 1 bi em suas operações e em projetos de expansão. Desse total, R$ 232 milhões foram destinados às operações florestais, R$ 22 milhões em aquisição de floresta em pé no Paraná.
Endividamento
A dívida bruta da Klabin neste trimestre ficou em R$ 28.7 bi, um aumento de 3,8% no comparativo anual, devido ao desembolso de R$ 1.9 bi junto ao IDB/IFC/JICA e pelo efeito de valorização do dólar americano sobre o endividamento em moeda estrangeira.
O endividamento líquido da companhia totalizou R$ 20.8 bi, um aumento de 6,6% em relação ao 3T22, refletindo o efeito da valorização do dólar sobre o endividamento em moeda estrangeira e o impacto negativo do fluxo de caixa livre no período.
Analisando o perfil da dívida da Klabin, nós temos:
Quanto perfil da dívida:
IPCA: 62%.
CDI: 30%.
Outros: 8%.
Quanto à moeda de endividamento:
Real: 76%;
USD: 24%;
Quanto ao Prazo:
Longo Prazo: 92%.
Curto Prazo: 8%.
Operacional
Por Volume de Produção
Nesse segmento, precisamos entender como a Klabin reportou operacionalmente suas atividades por produto.
No 2T23 o volume de produção de celulose alcançou as 422 mil/ton, 1% maior do que o 3T22, devido a ganhos de produtividade fabril.
A produção de papel-cartão foi de 177 mil/ton, 6% menor do que o mesmo período do ano passado, impactado pelo de parada de manutenção de Monte Alegre.
Em conteinerboard o volume de produção foi de 430 mil/ton, uma queda de 4% em relação ao 3T22, resultado das paradas de manutenção de Monte Alegre, parcialmente compensados pelo ramp-up da MP28, segunda máquina do Projeto Puma II.
Por Volume de Vendas
Em celulose o volume comercializado foi 426 mil/ton, segundo maior volume de vendas desde Puma I, com destaque para o volume recorde de fluff para um trimestre. O mercado chinês colaborou bastante para esse resultado positivo.
O volume de papel-cartão foi de 166 mil/ton, redução de 9% em relação ao 3T22, explicado pela manutenção na unidade de Monte Alegre.
Conteinerboard o volume de vendas totalizou 102 mil/ton, uma queda de 28% na comparação com 3T22, impactado pelos desafios de mercado encontrados no período tanto interno quanto externo.
Atividades
Receita
Custos
EBITDA + Dividendos
Endividamento
Balanço Patrimonial
CAPEX
Preço Celulose + Preço Papel
Resultado Comentado