Para conhecer a Simpar, você precisa ter uma noção das empresas que compõem a sua estrutura e as atividades, assim como, os riscos e vantagens competitivas que cada uma possui.
Nesse sentido, Simpar é uma holding que possui as seguintes empresas em sua composição: JSL, Movida, Vamos, CS Brasil, Automob, BBC e CS Infra.
Analisando uma a uma começando por:
JSL
A JSL é uma empresa do segmento logístico bastante verticalizada, na medida em que engloba a execução de transporte de cargas, logística interna, armazenagem, distribuição urbana, logística de commodities e fretamento.
Aliada a esse leque de atividades, é preciso salientar algumas características:
JSL possui uma capacidade de armazenamento de + de 1 milhão de m²;
Mantém uma frota bastante atualizada com uso médio de 3 anos;
Atuação em 7 países;
Está presente em setores da economia como: bens de consumo, alimentício, automotivo, químico, papel e celulose, siderurgia, mineração, agronegócio, entre outros.
Por se tratar de uma empresa de logística, é preciso dar bastante importância aos seguintes pontos: duração dos contratos (se são contratos típicos ou atípicos), diversidade de clientes (é interessante que existam vários clientes para que a empresa dilua o risco da atividade) e a participação/peso do cliente no resultado da empresa (se determinado cliente possui uma participação muito grande no resultado, significa que ele detém um poder de barganha maior na negociação de preços quando da renovação de contrato).
Movida
É uma das maiores empresas do setor de aluguel de carros e gestão de frotas do mercado brasileiro.
Setor com boa perspectivas para o futuro - como o valor dos carros de passeio, bem como sua manutenção, têm aumentado bastante, o aluguel de carros se apresenta como uma forma prática e mais barata das pessoas se locomovem;
Não possui, para o consumidor, as burocracias com Detran com licenciamento e pagamento de IPVA;
Praticidade de obtenção de um carro alugado em seu destino na viagem;
Não é um setor que exige uma mão-de-obra tão qualificada para manter os seus serviços, do ponto de vista das empresas;
Necessidade de manutenção de frotas novas;
Parte dos recursos necessários para investimentos em novas frotas vêm da venda de veículos mais antigos, promovendo uma redução de custos e eficiência operacional;
As frotas podem ser alugadas tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, em que algumas empresas possuem 100% de suas frotas operacionais terceirizadas;
O negócio da Movida envolve: Aluguel de automóveis (RAC), venda de seminovos e gestão e terceirização de frota (GTF). Este último possui a vantagem de contratos mais longos, logo uma previsibilidade na receita.
Importante ressaltar que, nesse segmento, a localização das lojas é fundamental. Em virtude disso, a Movida com mais de 250 lojas as posicionou nas principais cidades e aeroportos do país.
Vamos
Empresa líder de mercado em locação de caminhões, máquinas e equipamentos, além da prestação de serviços ao cliente.
A empresa é capaz de fornecer, para aluguel, frotas de caminhões, ônibus para passageiros, soluções para o agro com a disponibilização de tratores, equipamentos como a linha amarela de tratores para mineração, além de equipamentos motorizados para logística interna de galpões.
A empresa se consolida no setor de terceirização de veículos e equipamentos, com o objetivo de fornecer a outros players todo o necessário para o desenvolvimento das respectivas atividades sem o ônus da aquisição destes veículos e maquinários.
Além disso, a companhia possibilita a aquisição de seus caminhões, máquinas e equipamentos seminovos por meio de suas lojas físicas situadas nas principais cidades.
CS Brasil
Este setor da empresa tem o foco na Gestão e Terceirização de Frotas e atua com serviços prestados a órgãos públicos. Ela atua nos serviços: transporte público municipal, limpeza urbana, gestão de frotas públicas, seminovos e Concessões.
Alguns pontos a serem observados aqui são a dependência da CS Brasil ao ente estatal e disso podem vir alguns problemas como morosidade na realização/renovação de contratos, dificuldades de cobranças de encargos atrasados e em alguns casos a imprevisibilidade da participação de processo licitatório. Por outro lado, existe a estabilidade na prestação de serviços e uma vez que a empresa internalize as etapas que precisam ser seguidas, passa a não ser um problema relevante.
É preciso ressaltar que a CS Brasil está em mais de 20 estados e possui mais de 400 contratos em vigor. Essa distribuição da atividade promove uma diluição do risco da contraparte, favorecendo bastante a empresa.
Automob
Empresa no varejo de automóveis e motocicletas. A empresa possui uma estratégia de integração pois reúne em um só lugar, a venda, pós-venda e a realização de seguros com a corretora própria, o que pode viabilizar melhores preços para o consumidor.
BBC Digital
O BBC Digital funciona como uma financeira para as diversas atividades da Simpar. Ela disponibiliza diversos produtos bancários principalmente aos motoristas profissionais. Como dito,
CS Infra
É uma empresa de gestão de concessões com foco no longo prazo e atua principalmente em setores como mobilidade, saneamento e infraestrutura. A Ciclus Ambiental é uma das empresas que fazem parte da CS Infra. A companhia atua na gestão de rodovias com a CS Rodovias; gestão de portos e terminais com CS Portos , além do BRT Sorocaba.
É preciso salientar que esse setor é muito complicado de ser analisado, pois é muito dependente de vitórias em licitações cujos contratos nem sempre são bem redigidos, além de se deparar com uma realidade diferente da planejada, afetando com isso a TIR, VPL ou o payback do contrato licitatório.
Importante ressaltar que a empresa desenvolve a prestação das seguintes atividades: aluguel de carros; gestão de frotas de terceiros; venda de seminovos, veículos pesados, agrícolas e mineração; disponibilização de veículos para a prestação de serviços públicos; financeira dentro da holding com o objetivo de fornecer crédito caso necessário tanto para empresas, motoristas profissionais ou pessoa física que não desenvolve esse tipo de atividade; armazenagem e apoio logístico a diversos setores da economia.
Essa integração de setores dentro de uma holding proporciona sinergias interessantes se forem capturadas. Os relatórios trimestrais disponibilizados aqui tem como objetivo justamente observar o resultado dessas atividades e se essas sinergias de fato têm sido capturadas.
Resultado trimestral que poderia ter sido melhor, mas foi dentro do esperado
A Simpar reportou novamente uma receita líquida recorde de R$ 8.3 bi no 3T23, um aumento de 20,3% em relação ao 3T22. Trimestre após trimestre a empresa consegue reportar receitas maiores do que a do anterior.
Os custos totais foram de R$ 6 bi, um aumento de 25% no comparativo anual e o peso na receita líquida passou de 70% para 73,3%, um aumento de 3.3 p.p. Impacto direto do aumento da receita com vendas e prestação de serviços.
O EBITDA ajustado recorde, neste 3T23, totalizou R$ 3.6 bi, um aumento de 12,5% no comparativo anual, impactado principalmente pela: diversificação de negócios e setores da economia, melhor alocação de capital e a realização de contratos longos com rentabilidade adequada e protegidos por cláusula de reajustes de preços.
O resultado ruim ficou por conta do Lucro líquido, que reverteu um lucro de R$ 110.9 milhões no 3T22 em um prejuízo de R$ 110.6 milhões neste 3T23, uma queda de 199.7%. Impactado principalmente pelo aumento da taxa de juros e da despesa com depreciação. Cabe ressaltar que segundo a Simpar, eles estão empenhados no programa de redução de custos e estão fortalecendo as bases operacionais para maior eficiência.
Endividamento
Esse é um indicador que merece atenção na empresa. Neste 3T23, a Simpar reportou uma Dívida bruta de R$ 39.6 bi e uma dívida líquida de R$ 31.6 bi, respectivamente uma estabilidade e um aumento de 29,5% em relação ao 3T22.
A Simpar reportou que o objetivo da empresa é reduzir a alavancagem e com isso o custo da dívida. A dívida Líquida/EBITDA reportada foi de 3,7x, um pouco acima dos 3,5x apresentados no 3T22.
Operacional
A JSL apresentou um crescimento na receita líquida de 23,7% no comparativo anual e um crescimento no EBITDA 31,5%, impactado pela melhor precificação dos serviços e gestão dos contratos.
A Movida reportou um aumento da taxa de ocupação do RAC para 72,2% (+ 1.5 p.p vs
3T22), ainda no comparativo anual, a companhia adicionou 9 mil carros à sua frota.
A Vamos reportou uma receita líquida de R$ 1.48 bi, (+ 7.47% no ano) e um EBITDA recorde de R$ 848 milhões (+ 38.5% a.a). Esses bons resultados vieram principalmente do setor de seminovos e locações do segmento, parcialmente compensados por um período mais fraco no setor do agro.
A Automob apresentou um crescimento de 30% a.a na receita líquida, impactado pelo forte volume de vendas de carros novos e usados. Além disso, o resultado da empresa foi influenciado pelo programa de incentivos para os carros novos de menor ticket médio. Ainda, a Automob realizou a aquisição de 3 novas marcas: Nova Quality (jul/23), Grupo Alta e Best Points (out/2023), com essas aquisições o segmento atingiu 108 lojas em 18 cidades e um mix de 27 marcas.
Simpar Consolidado
JSL
Movida
Vamos
CS
Automob
BBC
Ciclus