Analisar a estrutura da JHSF não é simples, eles possuem um conglomerado de atividades distintas, mas que entre elas possuem bastante sinergia. O grupo JHSF é responsável por: Incorporações, Hotéis e Restaurantes (H&R), aviação executiva; shoppings + varejo digital.
A estratégia adotada pela companhia é a de diferenciação, pois oferece produtos e serviços diferenciados pensando em uma determinada clientela: cliente de alta renda.
Vamos analisar algumas características de mercado dos serviços prestados pela empresa:
Incorporação:
Setor muito dependente da localização dos lançamentos a serem realizados;
Muito suscetível a atrasados devido à demora na obtenção de algumas licenças ou outro processo burocrático;
Setor dependente do cumprimento das regras urbanísticas estabelecidas pela prefeitura e governo;
A JHSF possui diversas opções de compra em terrenos bem localizados, o que dá à empresa vantagem competitiva em relação aos outros players de mercado.
Hotéis e Restaurantes:
Setor bastante cíclico e dependente de determinadas datas.
Esse segmento conta com a rede de hotéis Fasano, que é controlada pelo grupo JHSF. O destaque é o complexo Fazenda Boa Vista, situado em SP.
A JHSF controla atualmente 26 restaurantes todos da rede Fasano.
Aeroporto Executivo
Setor altamente regulado pela ANAC.
Altas barreiras à entrada devido à regulação da ANAC e ao alto custo operacional.
A empresa é proprietária de um aeroporto internacional dedicado exclusivamente para aviação executiva;
Tem capacidade para 200 mil pousos e decolagens por ano;
Possui autorização para receber voos de Nova York, Londres e Paris.
Shoppings + Varejo Digital
Esse setor possui uma forte competitividade nas mais variadas abordagens mercadológicas, seja na diferenciação (oferecer um produto que se destaca dos demais, com o objetivo de atrair o cliente que enxerga valor nisso) seja em preço (destaca-se aqui os outlets).
Há um debate acerca do futuro do setor, pois em alguns lugares no mundo observa-se uma tendência ao não uso mais desse sistema. Contudo, aqui no Brasil acredito que temos uma dinâmica própria, pois os shoppings oferecem um ambiente com maior praticidade, conforto climático e principalmente segurança.
Há shoppings em São Paulo que a JHSF é a proprietária ou possuem apenas uma participação, são eles: Shopping Boa Vista Market, Catarina Fashion Outlet, Shopping Bela Vista, Shopping Cidade Jardim, Shopping Ponta Negra, Shopping Jardins.
A intenção aqui não é exaurir o conceito de mercado de cada setor que a JHSF atua, mas sim dar uma direção que te auxiliará na formação do seu convencimento em investir ou não na empresa.
Receita
A receita do consolidado veio abaixo do esperado. Neste 3T23 o resultado apresentado foi de R$ 350 milhões (- 32,8% vs 3T22), impactado por um desempenho abaixo do setor de Incorporação.
O EBITDA apresentou uma queda de 47,1% e uma redução de 11 p.p na margem EBITDA. O lucro líquido foi no mesmo sentido, uma queda de 50,3% no comparativo anual e uma queda de 8 p.p na margem líquida. Em que pese o resultado consolidado não ter vindo bom, os números das diversas atividades vieram positivos, parcialmente compensados pelo setor de incorporação, como dito.
Operacional
Neste setor foi divulgado uma queda de 60,6% na receita líquida, devido ao menor nível de vendas e à diferença do mix de produtos vendidos, concentrando mais produtos imobiliários com receita reconhecida com “Percentage of Completion (PoC)”.
O segmento de locação apresentou resultados bastantes positivos com um aumento de 601% na receita líquida, isso ocorreu em função dos reajustes contratuais de aluguéis somado à receita do recém-inaugurado Boa Vista Village Surf Club.
Shoppings registraram um aumento de 5,4% na receita, mantiveram um alto grau da taxa de ocupação, beirando os 100% A área bruta locável (ABL), com a inauguração do Catarina Fashion, atingiu 192 mil m²; o SSS (Same Store Sale) caiu 4.3 p.p e o SSR (Same Store Rent) caiu 3,3 p.p no comparativo anual.
Em H&G (Hospitalidade e Gastronomia) registrou-se um aumento de 2,8% na receita líquida e operacionalmente, no setor de hospitalidade, houve uma estabilidade na diária média (+ 0,1%), a receita por quarto aumentou 6,4% e a taxa de ocupação cresceu 3,1 p.p. No setor de gastronomia, o couvert médio cresceu 7,5% e o número de couvert cresceu 3%.
Na aviação executiva houve um aumento de 49,8% na quantidade de litros abastecidos, um crescimento de 74,9% no número de movimentos e com mais de 100 aeronaves com contratos fixos de hangaragem.
Portanto, o resultado operacional consolidado na média não foi positivo para a empresa, mas, ao analisar os segmentos, vemos que a empresa possui números sólidos. A perspectiva é boa, principalmente com a queda na taxa de juros que impactará positivamente o setor de incorporações.
Consolidado
Setor Incorporações
Setor Locação
Setor Aviação Executiva
Setor Hoteis e Gastronomia
Setor Shoppings
Setor Varejo
Setor Digital + ID